Mercedes-Benz S63 AMG

ESCRITO POR HEYMAR LOPES NUNES












Aparentemente colocar o número 55 na traseira do novo AMG Classe S seria um passo atrás, portanto, o emblema 63 permanece lá, apesar da troca do motor V8 de 6.208 cc para o também V8, porém biturbo de 5.5 litros. Ajudado pelo sistema para/anda, que desliga o motor com o carro parado, o S63 percorre agora 11 km/l e emite 244 g CO2/km (antes fazia 8,2 km/l – 347 g CO2/km).

A potência foi de 525 cv (64,1 kgfm) para 536 cv, com 81,5 kgfm de torque. Se preferir, escolha o ‘Performance Pack’ opcional por R$ 21 mil a mais (na Europa) e esses números saltam para 563 cv e 91,8 kgfm, diminuindo o tempo para se chegar aos 100 km/h partindo da imobilidade de 4,5 para 4,4 segundos. A velocidade máxima limitada a 250 km/h, vai para 300 km/h, sem prejuízo nas emissões.

Dirigir o novo S63 é uma experiência para ser desfrutada, muito por causa do novo motor, que gira menos que o anterior. Com sete marchas à disposição e torque disponível a partir dos 2.000 rpm, o S63 é muito mais rápido que o necessário para sua categoria de sedans luxuosos. De quebra, você ainda tem a companhia de um ronco de motor inebriante.

O controle ativo de estabilidade dá a ele incrível equilíbrio e baixíssima tendência à rolagem da carroceria, combinados com muito conforto. Novos itens de segurança passiva foram incorporados ao S63, como o Lane Keeping, que mantém o carro em linha reta evitando mudanças bruscas de trajetória e o Blindspot Assist, sistema com seis sensores de radar de curto alcance que monitoram os chamados “pontos cegos” nos retrovisores externos. O conjunto é impressionante, mas é o novo motor biturbo quem rouba a cena, que tem mais potência que o anterior e polui menos.

PREÇO NA EUROPA: R$ 295 mil MOTOR: V8 biturbo 5.461 cc 32V, 536 cv @ 5.500 rpm, 81,5 kgfm @ 2.000-4.500 rpm TRANSMISSÃO: Sete marchas automático, tração traseira DESEMPENHO: 0 a 100 km/h em 4,5 s, 250 km/h (limitada), 11 km/l, 244 g CO2/km PESO: 2.170 kg

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More