Teste: Ducati Multistrada 1200

Tecnologicamente avançada, moto se mostra adequada para qualquer ocasião


por Carlo Valente do Infomotori/Itália - Fotos Infomotori/Itália
exclusivo para MotorDream


A apresentação da nova Ducati Multistrada 1200 aconteceu na ilha espanhola de Lanzarote, onde a motocicleta pôde mostrar sua evolução tanto na parte estética como no acréscimo de conteúdo. Do antigo modelo pode-se dizer que ficou apenas o nome. O que faz esta moto única é uma conjunção de fatores, quevão desde o motor Testastretta de 1.198 cc até o quadro. Toda a moto é projetada para responder às expectativas de seu proprietário. Também se destacam os aparatos de segurança, que incluem controle de tração e freios com ABS. Há ainda o sistema de aquecimento para o punho, muito útil na Europa, e um belíssimo display, que parece ter sido tirado de um ônibus espacial. Mas o ponto alto é a possibilidade de selecionar quatro diferentes modos de condução. Ao girar um botão o condutor pode escolher entre os modos urbano, turismo, sport e enduro. Nas categorias enduro e urbano a moto dispõe de "apenas" 100 cv. Mais do que suficiente para ultrapassagens seguras na cidade e para encarar estradas de terra. Os outros dois modos oferecem os 150 cv "completos". A verdadeira inovação está na parte elétrica, que fornece sua máxima expressão junto a suspensão Ohlins completamente regulável.



Primeiras Impressões Ilha de Lanzarote -

A primeira volta na nova Ducati Multistrada 1200 foi no modo urbano, o mais utilizado pelos cidadãos comuns. O primeiro "choque" veio logo ao se sentar na moto e não se encontrar a ignição para se colocar a chave. Ao se deslizar para cima o botão de "start" o bloqueio é desligado e um grande visor branco mostra diversas informações. Então é hora de apertar o botão que aparece sob a alavanca e a Multistrada está pronta para sair. Deve-se dizer que o sistema de ignição sem chave é muito futurista e impressionante. Mas é talvez a única inovação supérflua da moto, já que não satisfaz nenhuma necessidade prática. Afinal, nunca pareceu cansativo ter de inserir a chave. Além de que o sistema não permite engrenas a moto e empurrá-la para que ela pegue no tranco. Fora este ponto desnecessário, a moto move-se com perfeição em ambientes urbanos. O peso de 178 kg é adequado, e os ângulos permitem que o condutor dirija com tranquilidade. A suspensão neste modo urbano fica bem macia e absorve bem as imperfeições no asfalto. O controle de tração, por sua vez, auxilia que os 100 cv não façam a moto derrapar ou deslizar. O freio ABS é excelente, nunca muito invasivo. Destacam-se a comodidade e praticidade da moto no ambiente urbano, o que faz a lembrar uma maxiscooter. Já no modo turismo a suspensão endurece e o motor passa a oferecer 150 cv. Apesar da grande potência, o motorista não se sente desconfortável e a moto está sempre sob controle. As três primeiras marchas podem ser mudadas seguramente aos 2 mil giros. A suspensão não está em "plena força" e, junto com o assento largo, garantem conforto para o condutor. O modo sport é sinônimo de adrenalina. A moto tem os mesmos 150 cv da variante turismo. Mas sua aceleração é mais vigorosa e as respostas são mais rápidas. A roda dianteira ameaça sair do chão quando se age com força no acelerador. A moto chega rapidamente a velocidades dignas. Claro que isso também significa que alguns pontos ficam mais "ásperos". É o caso da suspensão, que fica rígida e deixa a motor "plantada" no chão, principalmente em curvas.



A variante enduro é a mais controversa, por conta de seu nome. Com a palavra "enduro" invariavelmente leva-se a imaginar em trilhas enlameadas, subidas íngrimes, entre outros. Mas certamente a Multistrada não tem características específicas para este segmento. Ela pode, sim, superar obstáculos difíceis, que outras motos talvez não encarassem. Os pneus Pirelli Scorpion Trail, de uso misto, são projetados para asfalto e terra. A suspensão macia é capaz de se sair bem em quase todas as rotas off-road. A Multistrada 1200S Touring é realmente fiel ao que ela promete: uma moto adequada para qualquer ocasião, capaz de trazer segurança e comodidade. O preço de 18.900 euros justifica o nível tecnológico elevadíssimo e não é muito diferentes dos outros concorrentes. A suspensão eletrônica e muitas outras características tornam esta moto a mais futurista do mercado.

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