Mas investir em energia verde, ou renovável, é o empreendimento mais visível da empresa no mundo real.
Além de reduzir sua “pegada de carbono” com painéis solares no topo de sua sede, em Mountain View, na Califórnia, e de aumentar a eficiência do consumo de eletricidade de seus centros de dados, as iniciativas do Google também incluem o desenvolvimento de tecnologia que pode baixar o custo de construção de termelétricas movidas a energia solar. A empresa desenvolveu um software que mostra às pessoas quanta eletricidade estão consumindo em suas casas e investiu mais de US$ 85 milhões em empresas iniciantes de energia solar, eólica e geotérmica. A empresa acabou de assinar um contrato histórico de 20 anos para comprar eletricidade de um parque eólico no Estado de Iowa, onde tem um centro de dados. E a empresa também atraiu os holofotes há poucos meses quando anunciou um investimento multimilionário num projeto de energia eólica na costa dos Estados Unidos chamado Atlantic Wind Connection.
Bill Weighl, czar de energia verde do Google, e Rick Needham, o diretor de operações verdes, sentaram-se com o WSJ para falar sobre os investimentos da empresa no mercado de energia eólica e em tecnologia solar.