Companhia já havia passado o valor da Exxon Mobil no pregão de terça.
Veja o caminho da empresa de Steve Jobs da quase falência até o topo.

San Francisco (Foto: Paul Sakuma/AP)
A marca, no entanto, veio em um dia ruim para os papéis da companhia. No fechamento preliminar do dia, as ações da Apple indicavam queda de 2,7% no valor da companhia em relação à abertura. A fabricante de dispositivos móveis tinha valor total de capitalização de mercado de US$ 339,4 bilhões. A Exxon Mobil, antiga líder, caiu ainda mais: 4,42%, para um total de US$ 332,4 bilhoes.
A liderança veio por conta da crise no mercado americano, instaurada após o país ter tido dificuldades para se livrar de uma ameaça de calote e ter a nota de sua dívida pública rebaixada pela agência de classificação de risco Standard and Poor's. Como resultado, as ações da Exxon tiveram uma queda mais acentuada que as da Apple.

O sucesso recente da Apple está atrelado ao bom desempenho da companhia no setor de dispositivos móveis. O iPad, lançado no início de 2010, recriou o mercado de tablets, que havia surgido dez anos antes mas sem alcançar relevância. Entre os smartphones, o iPhone enfrenta a concorrência de aparelhos com sistema operacional Android, do Google, mas segue como o modelo mais vendido.