Preparem-se, recém-formados. Durante o painel de discussão "Ampliando seus negócios na América Latina" da TWN Latin America, nesta quarta-feira (22), três importantes empreendedores do mercado de internet no Brasil deram importantes dicas aos estrangeiros. Em uníssono, repetiram várias vezes: "Entenda a cultura nacional, que é completamente diferente do resto do mundo, e montem equipes de talentos brasileiros".
No palco, o CEO do BuscaPé, Romero Rodrigues, o fundador do Peixe Urbano, Julio Vasconcellos, e o fundador do online broker NetTrade, Sérgio Kulikovsky, deram suas impressões sobre o mercado nacional de uma maneira até despojada.
Romero mostrou como o mercado online brasileiro começou. Sem investidores ou atenção internacional no início do século, o CEO contou como sua empresa cresceu e como hoje os investidores daquela época começaram a atuar como "anjos" de outras empresas brasileiras. Incentivando, falou do próprio programa "Sua ideia vale um milhão", que premia startups com boas ideias.
saiba mais
Em outra frente, Sérgio preferiu falar sobre a cultura de nosso país, explicando como os tributos atrapalham e como muitas das empresas que deram certo preferiram não se preocupar tanto com isso. Em um dado momento, o fundador do NetTrade chegou até a pedir que os investidores "respeitassem o aparente pouco profissionalismo" dos brasileiros.
Olhando pelo ponto de vista dos estrangeiros, ele explicou que "falamos muito de futebol, da novela, de comida, de samba", e para profissionais do exterior isso toma muito tempo produtivo. A recomendação do investidor, entretanto, era para que respeitassem a nossa paixão pela cultura e buscassem maneiras de incentivar os talentos, principalmente os recém-formados.